Marco Aurelio Seta
Sem categoria

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO: METAS PÓS-2015

O Fórum Mundial de Educação se encerrou nesta quinta-feira, 21, em Incheon, na Coréia do Sul. O fórum, organizado pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e parceiros, reuniu ministros de educação de mais de 100 países e representantes de diversas organizações do setor educacional de todo o mundo. Os debates ocorreram em torno de 5 temas: 1) direito à educação; 2) equidade na educação; 3) educação inclusiva; 4) qualidade da educação; 5) aprendizado permanente.

O Fórum lançou como declaração final a “Declaração sobre Futuro da Educação” ou “Declaração de Incheon”. A declaração propõe três ações focalizadas para o período de 2015 a 2030: construir e atualizar estrutura educativa para prover um ambiente inclusivo e efetivo para todos; expandir o número de bolsas para países em desenvolvimento, em que muitos estudantes lutam para ter acesso à educação superior por dificuldades financeiras; e aumentar investimentos no treinamento de professores, especialmente em países pobres, através de cooperação internacional.

A Declaração será a base das metas de educação nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que serão ratificados pelas Nações Unidas em setembro, tendo como princípio que a educação é a chave para a paz global e para o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas atualmente válidas, têm como prazo máximo esse ano de 2015 enquanto os ODS têm como prazo máximo o ano de 2030.

Fonte: Boletim de Política Social 168 – Fórum Mundial de Educação: metas pós-2015

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange