Marco Aurelio Seta
Sem categoria

O Sistema Financeiro atual Trava o Desenvolvimento Econômico do País

crescimento-economico

A economia brasileira tem gerado diversas opiniões e comentários e muitos desses por “entendidos” em economia de botequim, com todo respeito aos nossos famosos botecos. Como não tenho a pretensão de ser um estudioso do assunto, busco nesse momento ler alguns artigos/estudos para me situar como cidadão preocupado com o desenvolvimento econômico do país.  Dessa forma, apresento abaixo estudo elaborado pelo conceituado professor Ladislau Dowbor, titular do departamento de pós-graduação em economia e administração da PUC – São Paulo.  O estudo tem como título O Sistema Financeiro Atual Trava o Desenvolvimento Econômico do País. Nenhuma novidade, mas preocupante e revela como o sistema financeiro brasileiro tunga bilhões de reais anuais da produção e do povo brasileiro.

O crime é cometido de várias formas, uma delas através de taxas extorsivas no crediário que variavam em jun/2014 de 23,58% ao ano (para veículos) a 113,39% (para artigos de ginástica).  Os juros do cartão de crédito, no mesmo período, alcançou 238,67% a.a, enquanto os bancos extorquiam seus clientes com juros de 159,76% a.a no cheque especial.  Dowbor ainda mostra como os juros sobre a dívida pública retirou R$ 250 bilhões dos cofres públicos para os bancos, ou seja, gastamos 5% do PIB brasileiro (R$ 4,8 trilhões a.a) para pagar os juros da dívida pública, recursos esses que deveriam financiar investimentos públicos, políticas sociais e melhoria dos serviços.  A deformação sistêmica é comprovada ainda pela taxa real de juros cobrada no Brasil em comparação com outros países.

O HSBC cobra no Brasil 63,42% a.a, enquanto o mesmo banco cobra no Reino Unido 6,60%. O Citibank nos E.U.A 7,28%, no Brasil 60,84%.  Dowbor também mostra algumas armas que o governo pode utilizar para sairmos da encruzilhada do sistema financeiro, uma delas é retomar a redução progressiva da taxa Selic, entre outras apresentadas de forma didática e educativa.  Acredito que o estudo nos ajudará a entender algumas distorções vividas no Brasil e, assim, podemos afirmar que o atual sistema financeiro trava o desenvolvimento econômico do país.

Leia estudo completo no site do Dowbor.
link: http://dowbor.org/2015/02/ladislau-dowbor-o-sistema-financeiro-atual-trava-o-desenvolvimento-economico-do-pais-setembro-2014-11p.html/

Mais também apresento o estudo aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange