O VLT é nosso!
No sábado, 13/04/2013, em Guapimirim, o Movimento pela Revitalização do Transporte Ferroviário no Rio de Janeiro realizou o Congresso Regional sobre Revitalização do Transporte Ferroviário que teve por objetivo discutir a implantação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT nos ramais de Saracuruna (Duque de Caxias) – Vila Inhomirim (Raiz da Serra – Magé), Saracuruna a Guapimirim, Visconde de Itaboraí para Guaxindiba e, também, Rio Bonito visando o atendimento ao COMPERJ – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
A previsão inicial é que o VLT possa atender 300 mil pessoas diariamente, em sete municípios, sendo o custo da implantação menos oneroso do que a construção de um quilômetro do metrô na Zona Sul do Rio.
O Congresso contou com a presença de várias lideranças (Índio do Sindicado dos Ferroviários, Cesário do SINDIPETROS-DC, Mário Macaco do Movimento Popular Guapi nos Trilhos, Sueli, Azulão e Sidney da Comissão de Luta pelo Trem – COMTREM), os prefeitos de Guapimirim Marcos Aurélio Dias, de Magé Nestor Vidal, os representantes da SuperVia/Odebrecht Gustavo Bragança e do Governo do Estado o Secretário Estadual de Transporte Júlio Lopes.
No final, com o sucesso do Congresso, principalmente, pela maciça participação popular, temos a certeza que esse “sonho” está muito próximo de virar realidade, o Estado do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense e toda população merecem um transporte ferroviário de qualidade.